Com a internet foram criadas as redes sociais, onde existem bilhões de usuários por possuírem características diferentes dos meios de comunicação existentes antes do advento da internet. Nelas as informações se propagam em maior velocidade, permitem que nos comuniquemos com várias pessoas ao mesmo tempo, além da facilidade de acesso.
Essas facilidades também geraram uma troca desenfreada de informações e muitas vezes invadindo a própria privacidade, assim, despertou as pessoas (usuários) mal intencionadas que passaram a invadir o espaço virtual alheio cometendo cibercrimes, como: Invasão de perfil; uso indevido de informações; danos à imagem e à reputação; Instalação de programas maliciosos; propagação de conteúdos impróprios ou ofensivos.
Portanto existem muitos cuidados a serem tomados quanto a preservação de sua identidade; cuidado com o que divulga; manter sempre seu perfil e seus dados privados; restrinja o acesso ao seu endereço de e-mail; ser seletivo ao aceitar seus contatos; não acreditar em tudo que lê; ser cuidadoso ao se associar a grupos e comunidades; ser cuidadoso ao fornecer a sua localização; proteger a sua vida profissional. Fazendo assim um código de conduta nas na WEB e especialmente nas redes sociais.