A criptografia é utilizada para oferecer garantida de autenticação, privacidade e integridade de dados e comunicações, o que viabilizou o e-business.
As aplicações da criptografia são inúmeras que incluem atestar a identidade de uma organização que opera um servidor web, assinar digitalmente documentos eletrônicos, proteger a confidencialidade de transações bancárias e de compras online, proteger a confidencialidade de pacotes enviados por uma rede sem fio. Protege computadores, redes, assim como as comunicações.
Na criptografia simétrica, usamos a mesma chave para encriptação e decriptação (Criptossistema AES) que requer que a origem e o destinatário concordem com uma chave secreta antes que possam enviar mensagens encriptadas um para o outro.
E a criptografia assimétrica, também chamada “de chave pública”, onde a encriptação é feita com uma chave pública (Criptossistema RSA). Utiliza duas chaves diferentes. O que uma chave encripta a outra chave decripta. Uma chave é pública (chave pública), sua contraparte é a chave privada. Você encripta os dados com a chave pública e decripta com a chave privada.
A criptografia de chave pública ajuda a resolver o problema de distribuição de chaves. Também resolve duas outras questões relacionadas à criptografia: autenticidade e não repúdio. A autenticação permite que alguém no mundo eletrônico confirme dados e identidades, e o não-repúdio impede que pessoas retifiquem sua palavra eletrônica. Uma maneira de implementar esse recursos é utilizar uma assinatura digital (BURNETT E PAINE, 2002, p. 116).