Como a rede é distribuída, naturalmente exista um atraso no fluxo de informações entre os diferentes nós desta rede, podendo existir cópias temporariamente distintas da cadeia de blocos em nós diferentes. Esse fato permite que pessoas mal-intencionadas proponhas como entrada da transação um mesmo recurso, ou seja, busquem gastar duas vezes o mesmo recurso por diferentes caminhos da rede, aproveitando-se desta diferença temporal de informações, o que é conhecido como gasto duplo.
O protocolo de consenso prevê que ao longo do tempo o livro razão mais longo permanecerá, por isso é importante aguardar alguns blocos para considera de fato a transação confirmada. Isso evita gasto duplo e resolve eventuais empates, que não vão se manter por muitos blocos. Repare, um minerador pode trabalhar um tempo competindo para gerar um novo bloco em uma cadeia que não será mantida, pois uma maior foi consolidada e eternizada por outro minerador.
Sugerimos assistir novamente este vídeo para reforçar seu entendimento dos conceitos apresentados nesse documento: https://youtu.be/bBC-nXj3Ng4.
Aos interessados em compreender com maiores detalhes o funcionamento da rede do Bitcoin e desta criptomoeda recomendo esse curso gratuito da universidade de Priceton: https://goo.gl/9Fz6B4.
Assim como, recomendo a todos assistirem e se inscreverem no canal do ECOA em: https://goo.gl/iu5x1N
Agradecimentos
As ações educacionais do ECOA são digitais, democráticas e gratuitas.
Agradecemos a TIM pelo apoio a essa iniciativa.