.Princípios de Segurança. Segurança Física

Browse By

Segurança Física

Segundo Lyra (2017, p. 59):

“A segurança física trata do estabelecimento de barreiras de forma a evitar, ou retardar, intrusões e garantir uma resposta mais eficaz às mesmas. É a área da segurança que visa prevenir acessos não autorizados a equipamentos, instalações, materiais ou documentos. Esse tipo de segurança pode ser concretizado por meio de uma simples porta ou envolver complexos sistemas de segurança onde a tecnologia de ponta é uma constante.” 

É definida de modo geral como o uso de medidas físicas para proteger valores, informação ou acessar recursos restritos. É dar a garantia da informação através da proteção da localização; detecção de intrusão física; ataques ao hardware; intromissão; e ataques físicos a interface.

Esta discussão envolve a maneira como a segurança física impacta diretamente na integridade e na proteção do hardware do computador e da informação digital.

A segurança física vai desde a escolha apropriada das tecnologias das fechaduras (de pinos, tubular ou radial, de camadas, de combinação e chaves mestras e de controle) e cofres e que podem sofrer vários tipos de ataques como: arrombamento, solavanco duplicação e impressão de chaves e ataques de canal lateral que é quando se tem uma fechadura segura, mas pode-se atacar retirando as dobradiças.

Envolvem, também, as tecnologias de autenticação como: códigos de barras, cartões com tarja magnética, cartões inteligentes (smart cards), RFIDs e biometria.

O objetivo da segurança física é se proteger de ataques diretos aos equipamentos físicos (hardware), ou mesmo acidentes como falha na eletricidade e o descontrole na temperatura do ambiente.

Proteção contra espionagem, que podem se dar através de acesso físico aos cabos de uma rede; através de emissões de radiofrequência, emissões óticas ou emissões acústicas, ou mesmo através de um keyloggers em hardware que é qualquer meio de gravar as teclas pressionadas pela vítima para obtenção principalmente de senhas.

Além dos aspectos de segurança físicas citadas é importante a implementação de sistemas de detecção de intrusão física, que alertem os proprietários do comprometimento de alguma instalação, por meio de sistemas de monitoramento por vídeo e/ou a vigilância humana que ainda é um dos meios mais comuns de detectar intrusos, tomando-se o cuidado de a introdução de pessoas em um modelo de segurança não resulte em problemas potenciais, o que chamamos de Engenharia Social, explicado mais adiante.