A DIGITALIZAÇÃO – PROCEDIMENTOS I

Browse By

PROCEDIMENTOS: Criar três versões de uma Imagem: Mestra (Não deve ser Editada ou Compactada), De Acesso (Imagens derivadas) e Em Miniatura, utilizando – Tipos de escaneamento: Preto e Branco; Em escala de Cinza; e Colorido.

             Recomendações Técnicas para Digitalização de Documentos Impressos:

            Imagem Mestra: Para Profundidade de cor Bitonal, utilizar Formato TIFF; não compactado; Resolução 600 dpi; e para Profundidade de cores Escala de Cinzas (8-bit) Cor (24-bit) ou maior, utilizar formato TIFF, Descompactado, Resolução 300 dpi.

            Imagem de Acesso: Para Profundidade de Cores Escalas de Cinza (8-bit) /Cor (24-bit); utilizar Formato JPEG; Compactação 20:1; Resolução redimensione para 640×480 pixels ou 1024×768 ou 1280×1024

            Imagem Miniatura: Para Profundidade de Cores Escalas de Cinza (8-bit) / Cor (24-bit); utilizar Formato GIF; compactação típica para o Formato GIF; Resolução redimensione o original para 150×200 pixels (+-) em relação à altura e com 72 dpi.

Além dos formatos mencionados anteriormente, para texto, pode-se adotar o   formato PDF (Portable Document Format) da Adobe. Requer o Software Adobe   Acrobat. PROVAVELMENTE O QUE SERÁ UTILIZADO, principalmente com o uso de Assinatura Digital.

            Denominação dos Arquivos e Metadados (Descritivos, Administrativos e Estruturais).

            Descritivos: Criador/Autor, Título, Data da criação e, Palavras Chaves;

            Administrativos corresponde às Características Técnicas da Imagem para facilitar rastreamento, migração e reuso dos documentos digitais.

O Metadado Estrutural descreve a estrutura interna do recurso digital e sua relação com suas partes. É usado para possibilitar a navegação e a apresentação.